sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Decoração "A Grande Família"



Dividir um apartamento de 61 m² para que cinco pessoas vivam com conforto pode não ser uma tarefa fácil. É preciso tirar proveito de cada canto a fim de tornar o espaço o mais aconchegante possível. Para dar conta desse desafio, a designer de interiores paulistana Aline Forjaz soube se utilizar de materiais práticos e uma decoração clean. Todo o lar recebeu cores neutras nos tons dos móveis e paredes, além de marcenaria projetada para viabilizar uma boa circulação. Aprenda com Aline os principais truques para tornar mais confortável o dia a dia dos membros dessa grande família.
  A facilidade na manutenção foi um dos pontos de maior preocupação da arquiteta. Para isso, ela utilizou um porcelanato que reproduz madeira, unindo o aconchego do material à praticidade do revestimento.

O tapete de náilon foi desenhado pela própria Aline. Ela propôs listras irregulares mais finas com cores mais sóbrias em tons de roxo e bege. O lilás criou a harmonia para combinar com o rosa das almofadas, dando um clima descontraído, e ao mesmo tempo leve, para a sala.

A área do jantar recebeu papel de parede vinílico com aparência de linho. Isso criou uma sensação aconchegante ao espaço graças à reprodução do tecido. Um dos artifícios utilizados para diminuir a incidência de sol na sala foi cortinas rolôs feitas de fibra de vidro e PVC. Elas permitem a interação com o lado externo, ao mesmo tempo que protegem dos raios solares. A cortina de linho da frente serve para criar um clima mais acolhedor.


Sempre que possível, é interessante utilizar todos os espaços disponíveis para receber os convidados de forma mais confortável. Essa solução veio com o pufe acoplado no nicho do rack de MDF revestido de laminado melamínico. Quando necessário, ele vai para o meio da sala para que possa ser utilizado.

 O formato quadrado da mesa foi escolhido para trazer modernidade ao ambiente. “Mas como é um espaço pequeno, encostamos um dos lados na parede. Assim, temos seis lugares com boa circulação porque a base central não atrapalha quem senta”, acredita a profissional.

 A bancada da cozinha possui dois armários articulados: um em cima e outro embaixo. O compartimento superior abre para cima e o inferior, para baixo (não são gavetas). O aproveitamento do espaço possibilita guardar utensílios que apoiem o uso da bancada, como pratos de refeições rápidas, guardanapos e acessórios.

 Para melhorar a circulação, os eletrodomésticos foram embutidos no armário de MDF no padrão Gris, fazendo com que o móvel e o espaço dentro da cozinha fossem melhor aproveitados.
Como a palavra de ordem era a praticidade, até mesmo na hora da limpeza, Aline Forjaz optou por um porcelanato na cor fendi escuro. “Não usei nem o branco e nem o preto porque ambos podem evidenciar mais a sujeira”.

O banheiro social da casa ganhou mais graça com adesivos no vidro do boxe. A intervenção veio por parte das filhas e deixou o espaço personalizado e alegre. O restante da decoração acompanhou o padrão da casa, com revestimentos neutros.
O quarto das duas meninas é pequeno para acomodar as camas, o armário e a bancada de estudos. A solução foi uma bicama que teve de ser adaptada porque não agradava a mãe uma delas dormir muito próxima ao chão.
A arquiteta optou pelo preto nos detalhes e acabamentos para deixar o ambiente masculino no quarto do filho sem que isso signifique deixar o espaço carregado. A cortina rolô, também preta, dá transparência e traz leveza graças à tela solar.

Uma moldura de MDF circula toda a lateral da cama numa altura de 40 cm. A placa protege a parede do suor natural do nosso corpo (aquela velha parede escurecida).

 O quarto do casal foi bem-aproveitado com armários na lateral, seguindo a curva da parede, passando pelo corredor até a porta do banheiro da suíte.

Aline aproveitou a área debaixo da janela para projetar ali uma sapateira. Pouco profundo e baixo, o móvel não chega a atrapalhar a circulação e o casal que dorme no quarto aproveita bem todo o espaço.

Referência: R7.portaldecoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário