quarta-feira, 10 de abril de 2013

Design arrojado em móveis de madeira



A madeira é um material versátil que pode ser trabalhado de diversas maneiras. Com ela, é possível projetar móveis tanto rústicos quanto modernos, de design arrojado, leveza e formas curvas. Vamos trazer para o nosso papo exemplos de móveis, feitos com madeira maciça ou laminada, de designers que exploraram sabiamente a estética e a resistência mecânica da madeira.


Nosso primeiro exemplo, é a chaise longue criada pelo designer Tom Raffield. Trata-se de uma obra de arte com funcionalidade. Para conseguir executar as ousadas curvas de sua chaise, Tom utiliza a madeira laminada. Esta é produzida da seguinte maneira: a madeira maciça é cortada em lâminas finas, na sequência, elas são coladas umas nas outras e prensadas em uma fôrma que molda a peça com a curvatura desejada. Depois que a cola seca, a madeira laminada é retirada da fôrma e recebe alguns acabamentos. A junção de várias dessas peças laminadas compõe essa chaise. Está técnica permite a produção de mobiliários em madeira de grande beleza e formas complexas.







Fonte:http://madeiraestrutural.wordpress.com/2010/11/22/chaise-longue-tom-raffield/#more-823

Outro profissional que faz um bom uso do laminado é Frank Gehry, arquiteto renomado, que no inicio da década de 90 criou uma linha de móveis utilizando este material. Para compor a cadeira Power Play, Gehry trançou tiras de madeira laminada, como num cesto, formando uma peça forte e autossustentável, sem perder a flexibilidade. Na mesa Face Off, ele utiliza um apoio central, para dar estabilidade a peça, no qual são fixadas lâminas de madeira, que completam a estrutura da base da mesa com leveza e plasticidade.


Fonte: http://www.bonluxat.com/a/gehry_face_off_table.html

Já o design Joe Manus associa aço e madeira maciça para projetar cadeiras, bancos e camas de balanço. A estrutura destes móveis é em aço pintado de preto onde são fixadas com parafuso pequenas tábuas de madeira das seguintes espécies: pinho, carvalho, chita e nogueira. A associação de diferentes tipos de madeira dá um colorido especial ao móvel. Com materiais convencionais e muita simplicidade, Manus conseguiu produzir peças de singular beleza.




Fonte: http://shinerinternational.com/wordpress/

Para finalizar, trazemos um exemplo nacional, do nosso estimado arquiteto Oscar Niemeyer: a Chaise Longue Rio. Ele demonstra no mobiliário o mesmo encantamento pelas formas curvas presente em sua arquitetura. A inspiração para o desenho desta chaise, criada em 1978, foi a paisagem carioca, que também inspirou o seu nome. Mais uma vez, para conseguir formar curvas, utilizou-se a madeira laminada. A chaise é formada por um assento de tela de vime “emoldurado” que repousa sobre três elementos curvos: o central dá equilíbrio à peça e os outros dois servem de apoio para o encosto e para os pés. Uma pequena almofada em couro preto dá apoio para acomodar a cabeça e completa a composição desse elegante móvel.



Fonte: http://www.archdaily.com.br/51213/chaise-longue-rio-oscar-niemeyer/


Fonte: papodearquitetas.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário