quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pilares em projetos arquitetônicos criam ambientes imponentes



Comuns em construções antigas, os pilares podem ser integrados à decoração propondo espaços harmônicos e criativos




Assumir o pilar na decoração é uma alternativa que pode propor espaços exclusivos


Profissionais de arquitetura e decoração estão sempre buscando soluções para trazer conforto e beleza aos espaços. Durante o processo é comum encontrar alguns empecilhos que podem se tornar grandes aliados na composição. Um dos mais antigos impasses na execução de um projeto é o pilar e durante muito tempo, a solução encontrada era escondê-lo.

“Antes era comum fazer uma estante ou camuflá-lo com gesso e iluminação aparente, dando impressão de que aquele pilar nunca existiu e que aquele arranjo criado foi proposital”, explica a designer de interiores Laura Santos. Agora, assumir o pilar na decoração é uma alternativa que pode propor espaços exclusivos.

“Na maioria dos projetos, principalmente quando a arquitetura já esta pronta, os pilares são inevitáveis. Em muitos casos, assumi-los é a melhor decisão. Tentar disfarçá-los às vezes pode chamar mais atenção para um objeto estrutural que não deve ter muito destaque”, alerta o arquiteto Luís Fábio Rezende.

Segundo ele, a solução para incorporar o pilar na decoração de forma harmônica e discreta é lançar mão de texturas para revesti-lo. “Trazê-lo para a decoração é uma ótima opção. Para isso, pode-se revestir o pilar com espelho ou uma pintura diferenciada ou ainda um papel de parede”, sugere Rezende.

As arquitetas Luciana Araújo e Nathália Otoni, lembram que o acabamento usado no pilar vai depender do estilo e objetivo do projeto. Elas trazem ainda outras sugestões de revestimento para essa estrutura: “Painéis de madeira são uma boa pedida. Além disso, é possível deixar o pilar na forma bruta de concreto ou metal”.













Fonte: lugarcerto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário