quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Conheça o sofisticado design da Madeira





A madeira é um dos materiais mais usados desde o início das civilizações. Das carroças às casas, dos objetos aos acabamentos. Nenhum outro material é tão profundamente enraizado na história, na cultura e na vida das pessoas em todo o mundo como a madeira. Cada pedaço de madeira é único. Seus veios e cores, suas formas e pesos, sua densidade. Artistas e arquitetos fizeram e fazem da madeira a matéria prima para muitas de suas luxuosas obras.

Conforme o Homem foi descobrindo os tipos de madeira disponíveis na natureza, foi elaborando técnicas e estilos variados. As mais resistentes estruturam edificações comerciais e residenciais, as mais moles são as preferidas dos artesões e as mais flexíveis dos designers de moveis e objetos. A exploração dos limites da madeira curvada e da produção em massa de Aalto resultou na cadeira Paimio (1931) e outros clássicos de móveis, e teve um impacto permanente sobre como o mobiliário se parece hoje em dia. O trabalho de Aalto, mestre modernista finlandês, influenciou muitos outros mestres modernistas, incluindo Charles e Ray Eames e Eero Saarinen.



Como a madeira é extraída da própria natureza viva, ela nos remete ao sentimento de calma, contemplação e simplicidade, mas nem por isso menos rica. As pessoas também procuram alternativas sustentáveis, eco-friendly, soluções mais ecológicas. Quando colhidas, geridas e utilizadas de forma sustentável, as florestas ainda são as maiores fontes de materiais na Terra.

As pessoas amam especialmente a influência das tradições escandinavas e japonesas que hoje se pode detectar na arquitetura e no design ocidental e oriental. O uso da madeira na arquitetura e no design japonês é caracterizado por métodos austeros da construção civil, a leveza dos materiais, a conexão entre ambientes internos e externos , bem como a maneira em que os edifícios se fundem com os seus arredores.Com quase nenhum mobiliário utilizado no interior, mestres artesãos japoneses foram capazes de concentrar as suas habilidades nos próprios edifícios.


Em projetos residenciais e também comerciais, grandes e pequenos, os arquitetos e designers estão encontrando novas maneiras criativas para revelar e realçar a beleza e a versatilidade da madeira. Eles conseguem criar estruturas que parecem atuais e inovadoras, mas que também exalam um clássico, a elegância atemporal. Até resorts de luxo, spas e hotéis estão abusando da madeira que está se tornando o material preferido. Talvez porque os convidados e hóspedes estão à procura de um refúgio, uma sensação de estar de volta na natureza, em férias tranquilas e relaxantes.

Fonte: chubbaccent.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário