quarta-feira, 23 de outubro de 2013

TER UM ESPAÇO VERDE EM CASA, QUEM NÃO QUER?



Esse desejo de conforto e bem-estar é possível, mesmo que o ambiente disponível não seja tão espaçoso. Você pode transformar uma pequena área da sua casa num local incrível para receber os amigos ou simplesmente tomar o café da manhã de domingo, lendo o jornal.


  




Conversamos com o paisagista Marcelo Novaes, responsável pelos jardins de inúmeras casas Brasil a fora, e pegamos algumas dicas. Confere só:

Blog Brasil Brokers: O que é necessário para fazer um jardim ornamentado? Existe um espaço mínimo?
Marcelo Novaes: O jardim tem que atender as necessidades do usuário, ampliando o espaço de lazer, tornando-se participativo, surpreendendo e despertando os sentidos com sua beleza, aromas e sabores. Um jardim ornamentado é composto por vegetações onde o principal é a beleza das espécies. Ele tem que ser visualmente atraente e as combinações das cores, texturas e aromas devem estar em harmonia, independente do espaço.

Blog Brasil Brokers: Quais plantas podem ser usadas?
Marcelo Novaes: A escolha das espécies vai depender do espaço a ser plantado e também de clima, insolação e ventilação. A escala do jardim também interfere. Plantar uma espécie de grande porte, que cresça muito, num jardim pequeno vai trazer problemas e o inverso pode ficar desarmônico. Tem que ter cuidado ainda com a combinação das espécies. As plantas perenes são as mais indicadas, pois a manutenção e o ciclo de vida são longos e não elas não precisam ser transplantadas após a floração.

Blog Brasil Brokers: Qual a periodicidade da manutenção? A própria pessoa pode fazê-la ou deve contratar um jardineiro?
Marcelo Novaes: Conhecer as características e as necessidades de cada planta como as podas, irrigação, adubação e o tempo de floração é importante para mantê-la sempre viçosa. Qualquer pessoa pode cuidá-las, desde que tenha o conhecimento mínimo de jardinagem.

Blog Brasil Brokers: Deve ter sol em algum momento ou não há necessidade?
Marcelo Novaes: A insolação vai depender da escolha da espécie – existem as que são resistentes ao sol e as que preferem a sombra. Um ambiente interno também pode ser valorizado com espécies ornamentais. Existem espécies resistentes à sombra e que valorizam a decoração como o lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi), chamaedorea (Chamaedorea elegans), Rafia (Rhapis Excelsa) e a Pleomele (Pleomele reflexa).

Blog Brasil Brokers: No caso de varandas, quais são as dicas?
Marcelo Novaes: Primeiramente definir o layout da varanda com o mobiliário para que os vasos complementem harmoniosamente a decoração. O ideal é usufruir da vista e dar a sensação de liberdade que as varandas proporcionam.

Veja alguns exemplos: 





As jardineiras feitas com chapas de ferro oxidado e cortadas de forma onduladas invadem parte do piso de madeira. Em seu interior, as exóticas e suculentas rosas-de-pedra (Echeveria glauca) formam um paisagismo inusitado.





A varanda do quarto no andar superior da casa tornou-se um refúgio para o proprietário. Um local onde ele gosta de tomar o café da manhã e contemplar a bela vista.





O espelho d´água de estilo moderno, com traços retos e materiais orgânicos valoriza a sala de estar e remete ao relaxamento ao som da água.







Em 1975, quando ainda estudante, trabalhou no viveiro de produção de mudas da família, executando seus primeiros jardins. Em 1980 se formou em paisagismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade PUC-Campinas. Desde então, atua como paisagista, onde desenvolve projetos por todo o Brasil. Alguns deles podem ser visto no site www.marcelonovaes.com.br.















Fonte: blog.brasilbrokers.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário