quarta-feira, 19 de junho de 2013

Piso de Madeira e suas Vantagens Técnicas e Ecológicas




 Vantagens Técnicas


- É saudável. É um produto higiênico e anti-alérgico. Não acumula poeira e é de fácil limpeza.

- É isolante térmico. A madeira, nas épocas mais frias, mantém os ambientes mais aquecidos, também contribuindo para a saúde das pessoas principalmente crianças, idosos e pessoas doentes.

- É isolante acústico.

- É confortável. Os pisos de madeira tornam os ambientes mais aconchegantes proporcionando sensação de bem-estar nas pessoas.

- É versátil. É um material que devido a sua variabilidade pode atender as mais diversas necessidades técnicas e estéticas. É a escolha perfeita para todos os estilos. Além do uso residencial, é a opção ideal para casas de espetáculos, escolas, escritórios, lojas, quadras esportivas, etc.

- É belo. Existem padrões visuais para agradar todos os gostos. Cores mais uniformes, rajadas, claras, escuras, etc.

- É durável. As madeiras geralmente utilizadas para pisos apresentam alta resistência ao ataque de fungos, insetos e apodrecimento. Os pisos podem durar vários anos, inclusive passando de geração a geração.

- É resistente. As madeiras geralmente utilizadas para pisos apresentam elevada densidade. São madeiras duras com alta resistência a flexão e compressão.

- É de fácil conservação e manutenção.

- É econômico. Devidos as suas características de durabilidade, resistência, manutenção e conservação, trata-se de um produto bastante econômico.





Vantagens Ecológicas


- É um produto ecologicamente correto, ou seja, natural, reciclável e renovável.

- Utilizar produtos de madeira duráveis, como o piso maciço, contribui para redução do efeito estufa. De uma forma geral, uma tonelada de madeira representa 1,4 tonelada de gás carbônico (CO2) absorvido pelas árvores. São as árvores jovens, em pleno crescimento, que consomem mais carbono e liberam mais oxigênio. Assim, quando se extrai da floresta as árvores maduras e a madeira é utilizada de forma perene, duplica-se a eficiência da cadeia de CO2 criada pela fotossíntese. Em alguns países como a França, que assumiram compromissos no Protocolo de Kyoto, o governo e os profissionais do setor estabeleceram uma meta de aumento de 25% no uso de madeira na construção até o ano de 2010.

- Utilizando produtos de madeira estaremos incentivando o reflorestamento e a reciclagem das florestas nativas extremamente necessárias para purificação do nosso ar. O retorno econômico é importante para garantir a sustentabilidade da atividade florestal.

- Na atual necessidade de economia de energia, a madeira apresenta consumo muito menor do que outros materiais conforme mostra a Tabela a seguir:

Consumo energético para produção
ProdutoKg E.C. por tonelada *
Alumínio4200
Cal1800
Aço1000
Cimento260
Tijolo Cerâmico140
Bloco de Concreto25
Madeira0,8
* kg E.C.: quilogramas equivalentes de carvão = 3.000 kcal





Fonte: anpm.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário